submarino

domingo, 4 de maio de 2014

Músicas sem rimas e letras que dizem alguma coisa sem sentido

Atual cenário musical brasileiro é sem criatividade para compor  músicas com letras de duplo sentido. Não só no samba, funk, mas também  músicas sertanejas. 


No mês de outubro publicamos aqui no blog um post intitulado Victor & Léo lança nova música de trabalho e surpreende a critica pela inovação. A nova música de trabalho da dupla se chama Na Linha do Tempo

Não sou fã das atuais musicas sertanejas. Prefiro o estilo raiz que consagrou a musica caipira de Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororo, Zezé di Camargo e Luciano, etc.
Navegando em site especializado em noticias relacionados a determinada emissora de TV, li a seguinte informação: Victor e Léo lança nova música com clipe e surpreende pela inovação.
Curioso como sou, fui conferir a novidade. E pela primeira vez fui tomado pela qualidade e mensagem que a canção transmite: o verdadeiro amor. O amor inocente que acontece quando a gente é criança.


Hoje vasculhando a biblioteca de mídias do meu computador, encontrei uma música que havia baixado alguns dias atras. 

Meu menino / Minha menina de Luan Santana, com participação especial da atriz e a cantora mexicana Belinda.

O lançamento da canção aconteceu na gravação do o DVD ''Ao Vivo no Rio'', em dezembro do ano passando.

A cantora   de origem espanhola e naturalizada no México, fez dueto na música 'Meu Menino/Minha Menina.


Não podemos esquecer também da canção de Lucas Lucco inova que nova ao lançar  11 Vidas em homenagem ao dia dos pais
Composição de Lucas Lucco, 11 Vidas promete emocionar o maior herói que uma pessoa pode admirar. E a inovação não se rendeu somente a uma musica de qualidade e sentimentos. A canção ganhou um clip oficial com Produção musical Dudu Borges e Direção de Alex Batista

.................................................
Pesquisando a respeito dessas duas músicas, percebi que nos últimos meses do ano de 2013, o cenário musical brasileiro teve um tímida renovação.
Fomos no decorrer de todo o ano, "ensurdecidos" por músicas sertanejas com letras repetitivas e de duplo sentindo. Sendo as  mais tocadas nas radio e programa de TV: Tcha Tcha Tcha de Thaeme e Thiago, Michel Teló, autor de hits como “Fugidinha” e “Ai se eu te pego”. 
Ainda se tem Tchê tchêrerê”, “lelelê”, “tãe, tãe tãe”, “bara bará bará, berê berê berê”. Pode parecer um idioma desconhecido no Brasil, mas essas expressões estão na boca de milhões de brasileiros e traduzem parte da música atual.

E para completar a lista de músicas de duplo sentido, temos as que abordam carros de luxo, mulheres e bebida alcoólica de todo tipo, em quantidades sem limite. Festa sem hora para acabar.
Uma temática que, originou-se no funk de ostentação tem se infiltrado com vistosa frequência nas rimas muscais, independente do ritmo e gênero.
Onde essa pratica se torna mais frequente, é na música sertaneja. Tradicionalmente conhecida mundialmente pela ingenuidade e pelo romantismo, e temas relacionado ao campo. 


Depois de Teodoro e do Zé Rico, Victor da dupla Victor e Léo, agora é a minha vez de  engrossar o discurso em relação a atual fase, não só da música sertaneja como também de toda expressão muscal do país.

As atuais músicas sertanejas esqueceram o estilo campestre, romântico e simples de suas raízes pára abordar letras que exploram a conotação sexual e o duplo sentido.
Zé Rico da dupla Milionário e José Rico disse que “música sertaneja é cultura e não pornografia”. Ainda 
Concordo com Teodoro da dupla Teodoro e Sampaio que afirmou as. começam as oito da noite e acabam em um motel.
É o que mais acontece. Existe bailes e baladas que tocam somente musica sertaneja. E aqui pra nós, todos já sabemos onde termina um baile: na cama de um motel.

Graças a Deus que Victor & Léo, Lucas Lucco, e Luan Santana (com influencia de Belinda, é claro) são os únicos que não ultragem um ritmo musical tão lindo como o sertanejo. Ainda tem salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...