submarino

De Onde Somos?


Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará. Sua população, estimada pelo IBGE em 2010, era de 153.942 habitantes, seu PIB em 2007 chegava 6.572.427,490 mil, sendo o segundo maior do Pará e seu PIB per capita era de 45.225,41 mil, sendo também o segundo maior do estado.
O município é muito conhecido por se assentar na maior província mineral do planeta, a Serra dos Carajás. E tem como grande característica a miscigenação, com forte presença de Maranhenses, Mineiros e Goianos.


História

Com a descoberta de uma das maiores reservas minerais do mundo na Serra dos Carajás nos anos 60 e o direito concedido á empresa Vale S.A. (antigamente Companhia Vale do Rio Doce) de explorar minério de ferro, ouro e manganês no local, a empresa construiu uma rodovia asfaltada entre a cidade de Marabá e as instalações da empresa com cerca de 200 km. Essa estrada foi, posteriormente, transferida ao estado do Pará. No âmbito do Projeto Grande Carajás a Vale construiu um núcleo urbano ao lado do povoado para abrigar seus funcionários, nesses se incluem os que viriam trabalhar nas obras da Estrada de Ferro Carajás  iniciadas em 1981 que ligaria a província mineral ao Porto da Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A empresa iniciou ainda a construção de uma infra-estrutura básica como escola, delegacia, hospital, prédio da administração e rede elétrica.

Na época a Vila de Parauapebas já acumulou mais de 20 mil habitantes. Em 1985, o presidente José Sarney inaugurou a Estrada de Ferro Carajás, também construída pela Vale S.A.. Atualmente, a população de Parauapebas é em torno de 150 mil habitantes.

O município de Parauapebas tem uma área de 7.007,737 km² dos quais a Vale e os índios Xicrins do Cateté, juntos, e o Governo Federal, através de projetos de preservação ambiental (APA – Área de Proteção Ambiental, Rebio – Reserva Biológica e Flonata – Floresta Nacional do Tapirapé) detêm a concessão de 80% do total dessa área. Parauapebas faz limite fronteiriço com os seguintes municípios: Marabá ao norte; Curionópolis a leste; Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte ao sul; e São Félix do Xingu a oeste.
O núcleo urbano de Parauapebas, onde foi implantada a sede do município, está situado no curso médio e à margem direita do rio Parauapebas, encravada no sopé da Serra dos Carajás. A distância até Belém é de cerca de 660 km.

Subdivisões
O bairro mais antigo de Parauapebas é o Rio Verde. Atualmente não é possível saber quantos bairros há em Parauapebas, a cidade vive um verdadeiro colapso urbano, há muitas invasões, além de inúmeros loteamentos. A cidade de Parauapebas tem como característica a divisão territorial em núcleos devido aos grandes acidentes geográficos presentes em seu território.

Economia
Atividade mineradora
A atividade mineradora é desenvolvida principalmente na Mina de Ferro de Carajás, da Vale. A extração do minério de ferro representa a principal fonte de recursos do município: emprega cerca de 8 mil pessoas diretamente e cerca de 20 mil indiretamente. Além do minério de ferro, destaca-se a extração dos minérios de manganês e de ouro. A Vale exportou 3,8 bilhões de dólares em minérios em 2008, levando o município a atingir a oitava colocação entre os maiores municípios exportadores do país.
Uma das maiores províncias minerais do mundo, com jazidas de minério de ferro, sob a forma de hematita, alcançando 68% de Fe, assim como de minério de manganês, de cobre e de ouro.
Possui uma área de 7077,269 km².

Atividade pecuária
Realizada em geral de maneira extensiva em diversas propriedades rurais de médio porte. Dados de 2005 apontam um rebanho de quase 300 mil cabeças de gado.

Atividade agrícola
A atividade agrícola no município de Parauapebas é pouco expressiva e é quase em sua totalidade desenvolvida em pequenas propriedades familiares. Os produtos agrícolas com maior participação no PIB do município são abacaxi, tomate e mandioca, com rendimento de cerca de R$20 milhões/ano cada (2005).

Comércio
A cidade possui dois centros comerciais expressivos. Um deles se localiza no bairro Rio Verde nas proximidades da rua Curió (também conhecida como rua do Comércio) e o outro se localiza distribuído por todo o bairro Cidade Nova. Hoje a cidade conta com o Unique Shopping Parauapebas.

Outras
Desenvolve-se também na cidade as indústrias: extrativista vegetal, pesqueira, movelaria e beneficiamento de produtos agrícolas. Além dessas, a cidade possui um mercado municipal e uma feira agrícola permanente.


Como chegar até nos, siga o mapa.


Visualizar Parauapebas - PA, Bairros, Ruas, principais lugares, etc. em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...