submarino

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Acontece o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo na televisão brasileira.

Em 2011 acontece o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo na televisão brasileira. Anos anteriores quem almejava realizar esse feito era a TV Globo, que após diversas tentativas, nunca pôs no ar.

O primeiro beijo lesbico exibido na TV Brasileira foi transmitido pelo SBT no mês de maio. Protagonizado pelas personagens Dra. Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) na novela "Amor e Revolução", teve enorme repercussão. Mas num segundo momento, essa cena causou estranheza aos telespectadores do canal. Acostumado com a programação mais família da emissora de Silvio Santos.

..................

Em tempo

Amor e Revolução foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT de 5 de abril de 2011 a 13 de janeiro de 2012, em 204 capítulos, na faixa as 22h. Escrita por Tiago Santiago e com direção de Reynaldo Boury.
É uma obra representativa na história da teledramaturgia do país por ser a primeira telenovela a ter a ditadura militar brasileira como parte central de seu enredo e a exibir um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo. A ditadura militar é o "eixo" principal da trama, segundo o autor, mostra a revolução que aconteceu no país entre os anos 60 até o final dos anos 80, envolvendo a moda, a música, a chegada da televisão na vida da família brasileira e vários outros aspectos que mudaram ao longo desses anos.
Graziella Schmitt, Cláudio Lins, Thaís Pacholek, Gustavo Haddad, Lúcia Veríssimo,Licurgo Spínola, Gisele Tigre, Luciana Vendramini, Patrícia de Sabrit, Reynaldo Gonzaga e Nico Puig interpretam os papéis principais, numa trama que narra uma história de amor entre José Guerra, filho de um militar, e Maria Paixão, líder de um movimento estudantil que combate com forças armadas a ditadura militar no Brasil. 

Desde a novela América, a TV Globo tenta levar ao ar uma cena de beijo gay entre dois homens. A cena ate chegou a ser gravada, mas a diretoria do canal impediu que a cena fosse ao ar.

América é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo. Exibida no período de 14 de março a 4 de novembro de 2005, em 203 capítulos, 

A novela conta a história de personagens que são atraídos pelas promessas do sonho americano, investe na tentativa de emigrar para os Estados Unidos.

Os protagonistas do tão aguardado primeiro beijo gay não TV Brasileira foram interpretado por Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro. Por causa disso, o capitulo final da novela América chegou a marcar 66 pontos de audiência, um recorde para o horário, sendo considerada a maior audiência de um último capítulo da década de 2000.  Em parte, o sucesso se deu por causa da expectativa quanto ao beijo gay que acabou sendo vetado.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

..........................................


No inicio do ano de 2014, a TV Globo tem a coragem de mostrar o primeiro beijo entre homens no capítulo final de Amor à Vida. A cena foi ao ar nesta sexta-feira (31). Niko (Thiago Fragoso) beijou Félix (Mateus Solano).
Diferente das outras tentativas, dessa vez a direção da emissora e nem o autor da novela não fez o menor esforço para anunciar que haveria no fim da trama algo assim.
O autor da novela, Walcyr Carrasco, comemorou a cena histórica logo após o fim da novela. "Um marco em termo de quebra de paradigmas, de abertura para a sociedade e uma demonstração da convivência de diferentes. O mundo é para todos. E acho que a novela conseguiu dizer isso", afirmou.
Enquanto isso, nas redes sociais, diversos artista comentaram e elogiariam o beijo entre homens que finalmente aconteceu na TV Globo.

Veja abaixo a repercussão da cena no Twitter:

Preta Gil
“Foi lindo!!! Parabéns Mateus e Thiago pela excelente, doce e amorosa cena, o beijo foi tão natural”
“Aí o beijo mais lindo !!! Amei”

Jean Wyllys
“Estrou em prantos! Amor à vida! Que emocionante essa cena! Que redenção linda! Parabéns Mateus Solano!”
“Rolou! Viva! Ainda não foi aquele beijo molhado! Mas foi, sim, o beijo do casal gay protagonista! Parabéns!”
"Hoje é um dia histórico. Marca a história da televisão; de LGBTs e do Brasil. E sou feliz de fazer parte dessa história! E de contribuir!"


Luciano Huck
"Pronto. Assunto beijo gay, resolvido. Vamos ao próximo”.

Bruno Gagliasso
“A arte e o amor venceram. Muito bom. Parabéns”.

...............................
Opinião

O que levar as pessoas esperarem tanto por uma cena assim na TV Brasileira?
Será se o objetivo de atos como esse é em prol da eliminação do preconceito ou apenas um jogo de quem ganha mais?
Acredito na segunda opção.
Sexo sendo cada vez mais explorado, seja entre pessoas do mesmo sexo ou entre sexo oposto, de qualquer forma vai gerar lucro para o comercio de produtos eróticos.
E ai como nos ficamos?

Ficamos amarrados numa falsa ilusão de romper com os antigos tabus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...